Integrar com WhatsApp
É possível integrar o nosso chat com o WhatsApp, oferecendo a possibilidade de receber e responder a mensagens do WhatsApp através da plataforma EBSSS.
ATENÇÃO: para que o chat do WhatsApp funcione corretamente é necessário antes configurar o Pusher. Veja aqui como fazer.
1. Criar APP do WhatsApp
Para começar a configurar a integração com o chat do Facebook, deverá antes criar uma APP na página para desenvolvedores do Meta . Para isso deve ir até https://developers.facebook.com/ e registar a sua conta, caso ainda não tenha uma.
Em cima, clique em "Aplicativos" e depois em "Criar aplicativo".
No painel seguinte, selecione "Outro" e depois em "Avançar".
Na página seguinte, selecione "Business" e faça "Avançar".
Dê um nome à sua APP e selecione o email que quer associar à mesma. Clique em Criar aplicativo para avançar para a próxima página.
Na página seguinte aparecerá a lista de produtos que pode adicionar à sua APP. Procure por "Webhooks" e clique em configurar.
Nesta página, onde tem "User", clique e selecione "Whatsapp Business Account". Depois, clique em "Subscribe to this object".
Ao fazer isto, abrir-se-á um painel com dois campos para inserir o "URL de retorno de chamada" e o "Token de verificação".
No "URL de retorno de chamada" deverá colocar o link de integração da sua instância. Deverá ser algo como:
- URL - https://gestor.dominio.ebsss.eu/api/chat/whatsapp_api
Deve também criar um "Token de verificação"* que vai ser colocado tanto nesse campo, como no painel de configuração da plataforma da sua instância.
- *O Verify Token é um componente de segurança da sua app no Facebook. Funciona como uma chave secreta que garante que apenas o Facebook possa enviar requests para sua app, protegendo-a contra acessos não autorizados. É recomendável usar um UUID (Universally Unique Identifier) como "Verify Token. Pode gerar o seu UUID no seguinte website: https://www.uuidgenerator.net/version4
Clique em copy, para copiar o código e cole no campo de "Token de verificação".
Após preencher os dados, deverá ficar semelhante à imagem abaixo: