Primeiros Passos
1. Inserção de categorias de produtos
Todos os produtos que inserir para venda no software têm de, obrigatoriamente, pertencer a uma categoria. Assim, antes que inicie a inserção dos mesmos, deve inserir todas as categorias de que vai precisar. Dessa forma, será também mais fácil para o cliente fazer um filtro de produtos por categoria.
Para saber como inserir uma nova categoria, clique Aqui
Informação de preenchimento obrigatório, seja para testes, seja para ambiente final.
2. Inserção de métodos e modalidades de pagamento
Os métodos de pagamento dizem respeito à forma como os seus clientes vão pagar os produtos/serviços adquiridos: transferência bancária, referência multibanco, entre outras opções.
As modalidades de pagamento referem-se à percentagem do valor da compra que o cliente vai pagar, dependendo do momento da cobrança. Por exemplo, um produto físico é, por norma, cobrado 100% do valor aquando da aquisição do mesmo - neste caso, a modalidade será ''Pagamento Total''. Já o aluguer de um quarto, na maioria dos casos, é cobrada uma percentagem no momento da reserva e a restante no momento do check-in - aqui, a modalidade poderá ser algo como ''30% na Reserva e 70% no Check-in''.
A ordem de inserção destas duas configurações não tem importância. O que importa é que realmente insira as duas opções.
Caso tenha pagamentos faseados, terá também de inserir os Momentos de Pagamento.
Para saber como inserir métodos de pagamento, clique Aqui
Saiba como inserir modalidades de pagamento, clicando Aqui
Caso precise de inserir momento de pagamento, saiba como fazer clicando Aqui
Para testar o funcionamento das vendas, o preenchimento destas informações é obrigatório.
3. Inserção de impostos/taxas
Os impostos são os valores cobrados pelos serviços/produtos que têm como destino os estado como, por exemplo, o IVA. As taxas, são valores que a empresa pode cobrar para executar determinado serviço ou venda de um produto em concreto.
Estes valores têm também de ser previamente inseridos para que, aquando da inserção do produto, já apareçam as opções mais acertadas e seja só necessário selecionar a correta.
Para saber como inserir impostos e/ou taxas, clique Aqui
Para testar o funcionamento das vendas, o preenchimento destas informações é obrigatório.
4. Inserção de campos personalizados
Os campos personalizados são, como o nome indica, opções de personalização de um produto e/ou serviço. Por exemplo, quando queremos comprar uma camisola, podemos escolher entre várias cores e vários tamanhos. Essas duas características são os campos personalizados.
Para saber como inserir campos personalizados, clique Aqui
A não inserção dos campos personalizados não impede a testagem do funcionamento da venda. No entanto, assim que colocar os produtos à venda ao consumidor, o ideal é que estejam inseridos.
5. Inserção de atributos
Como o nome indica, os atributos são características imutáveis de um determinado serviço ou produto. Entre os atributos de um produto podemos destacar, por exemplo, a marca. No que diz respeito a um serviço, podemos ter como atributo a duração.
Para saber como introduzir atributos, clique Aqui
A não inserção dos atributos não impede a testagem do funcionamento da venda. No entanto, assim que colocar os produtos à venda ao consumidor, o ideal é que estejam inseridos.
6. Métodos de entrega
Os métodos de entrega são os métodos que vai disponibilizar para que o produto chegue até cliente. Pode ser ''Entrega ao Domicílio'', ''Entrega num Ponto de Recolha'' ou até ''Levantamento em Loja''. Ou seja, é a forma como, o cliente vai passar a ter em sua posse o produto adquirido.
Para conhecer os passos de como inserir métodos de entrega, clique Aqui
A não inserção dos métodos de entrega não impede a testagem do funcionamento da venda. No entanto, assim que colocar os produtos à venda ao consumidor, o ideal é que estejam inseridos. Também é importante que teste o funcionamento destes para verificar a aplicação do valor a cobrar, caso este exista.