Avançar para o conteúdo principal

Regras de Cancelamento

As regras de cancelamento são diretrizes estabelecidas para definir as condições e políticas relacionadas ao cancelamento de reservas ou agendamentos no EBSSS. Elas determinam as condições em que um cliente pode cancelar uma reserva, quais são as penalidades ou taxas aplicáveis ​​e como o processo de cancelamento deve ser realizado.

Por exemplo, uma regra de cancelamento pode estabelecer que um cliente pode cancelar uma reserva sem penalidades até 72 horas antes do horário agendado. Após esse período, uma taxa de cancelamento pode ser aplicada. Essas regras são importantes para garantir a organização e a gestão adequada das reservas, bem como para proteger o negócio de perdas financeiras.

As regras de cancelamento podem variar de acordo com o tipo de serviço ou produto oferecido e as políticas específicas do seu negócio. É importante definir e comunicar claramente essas regras aos clientes para evitar mal-entendidos ou conflitos.

Para criar novas regras de cancelamento terá de aceder a Módulo Ativos -> Configurações -> Regras de Cancelamento:

Depois, clicar em ''+Criar'':

De seguida, introduza o nome da regra e selecione o checkbox, caso pretenda que o valor a devolver (se for o caso) apenas seja contabilizado no valor que o cliente já pagou e não no valor total da reserva. Clique em ''Guardar'':

Depois, terá de abrir novamente a regra de acabou de criar:

A partir daqui é a chamada configuração da regra de cancelamento, ou seja, terá de inserir as percentagens do valor que os clientes irão perder, dependendo dos dias de antecedência com que solicitam o cancelamento ou remarcação do aluguer:

Caso o cliente não comparecer no dia da reserva (valores exclusivamente informativos. Pode inserir os valores que pretender):

No caso do cliente cancelar até ao dia anterior à reserva:

Se pretender que o cliente tenha opção de remarcação, terá de selecionar a opção Opções para permitir remarcação e inserir a percentagem que o cliente irá perder caso opte por remarcar (geralmente é sempre um valor inferior ao que perde se apenas cancelar).

Para cancelamentos e remarcações até 7 dias antes do aluguer (o dia 1 já foi inserido no passo anterior):

Com estes dois passos inseridos, significa que, se um cliente solicitar um cancelamento entre os dias 1 e 7 antes do aluguer, significa que vai perder 100% do valor já liquidado relativamente à reserva. Se optar pela remarcação, irá perder 75% do valor já liquidado.

Insira todos os intervalos de tempo em que o cliente poderá cancelar e (ou não) remarcar a reserva. No final, terá uma tela elaborada desta forma:

Resumindo, esta tabela significa que, se o cliente não comparecer no dia do aluguer, não terá devolução de qualquer valor já liquidado. Se cancelar entre os dias 1 e 7 antes do dia do aluguer, o cliente irá perder 100% do valor liquidado. No entanto, se pretender remarcar o aluguer, apenas irá perder 75% do valor já pago. Se cancelar entre o dia 7 e 30 antes do dia do aluguer, irá perder 75% do valor já liquidado, mas se pretender remarcação apenas irá perder 50% desse valor. Se cancelar com mais de 30 dias de antecedência, terá a devolução total do valor já pago. No caso de não perder qualquer valor, nem no cancelamento nem na remarcação, a tabela terá de ser preenchida desta forma:

Regra de cancelamento criada. Só terá, mais tarde, de a associar ao produto ao qual a mesma será aplicada.